SOBRE 

intro_logo_AdobeCreativeCloudExpress.gif

MABE é um estúdio de pesquisa e desenvolvimento de novos materiais. Através do mapeamento e investigação do potencial de matérias-primas locais e abundantes, materiais alternativos com diferentes cores e texturas são desenvolvidos dentro de um pensamento de criação circular e sistêmico.

Combinando métodos ancestrais e contemporâneos de produção e entrelaçando conhecimentos de diferentes áreas, MABE revela como matérias-primas consideradas ordinárias podem ser transformadas em materiais de alto valor para a indústria de moda, produto e têxtil. 

Ao encontrar forma e função em recursos disponíveis que muitas vezes são considerados problemáticos, novos olhares, estéticas e processos surgem. Nesse contexto, MABE tem como objetivo contribuir para que novos contextos possam ser explorados e praticados no campo dos materiais de forma respeitosa e equilibrada com a natureza e coerente com nosso futuro.

landing-page_3.jpg
 

NOSSA  ABORDAGEM

O processo criativo é conduzido pela matéria-prima selecionada. Através da identificação de suas propriedades e qualidades, diferentes processos e técnicas de produção são aplicados e testados com o objetivo de revelar seu potencial e futuras aplicações.

 

Processos produtivos geram "resíduos". Com a proposta de valorizar aquilo que temos disponível como recursos, os "resíduos" que surgem durante essa etapa não são descartados e sim vistos como ingredientes. Ao percebê-los como ingredientes, é possível incorporá-los novamente em novos processos produtivos aumentando assim suas possibilidades de usos. 

residuos.gif
 

DIAGRAMA

DIAGRAMA_METODOLOGIA-1.jpg

Através de uma abordagem transdisciplinar e holística, conhecimentos de diferentes disciplinas são entrelaçados e aplicados na prática dando forma, cor e textura aos biomateriais.

Com o desafio de desenvolver materiais com baixo impacto ambiental que possam coexistir de forma harmoniosa com o ambiente local, somente ingredientes de origem natural são adicionados em nossas receitas contribuindo assim, para um melhor entendimento sobre o potencial da matéria-prima e suas limitações.

 

Quer entender como trabalhamos na prática? Dá uma olhada nesse projeto aqui!

 

DESIGNER & FUNDADORA

eu.png

Marina Belintani é uma designer/pesquisadora curiosa em explorar as possibilidades de transformação de matérias-primas consideradas ordinárias em produtos de valor levando em consideração conceitos como design sistêmico e regenerativo.

Contemplada com a bolsa de estudos Orla Kiely, em 2020 completou seu mestrado em Têxteis na Royal College of Art onde desenvolveu seu interesse e expertise em desenvolvimento de biomateriais e sistemas alternativos de produção baseados em estudos sobre nossa cultura material. Graduada em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina, atuou como designer na indústria de moda e têxtil durante mais de sete anos, onde pôde construir uma visão sistêmica e integrada sobre essas indústrias, suas oportunidades e desafios. 

 

À frente do estúdio MABE, tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento de sistemas inovadores e circulares de produção que sejam eficientes e coerentes com o mundo atual.

Conheça mais sobre nosso trabalho aqui:

Artigos e publicações:

Fashion Revolution      Financial Times    |    Royal College of Art    |    Level Seven    |     Material District    |    Design Insider    |   

Future Materials Bank      Materiom    |    EnvironetUK   

Exposições:

Inspiramais (Hub Conexão Criativa, Porto Alegre, BR, 2022)    |    SPFW Regeneração  (Pavilhão das Culturas Brasileiras, 2021)    |    London Design Biennale (Somerset House, 2021)      Dutch Design Week (digital, 2020)    |    (Eco)Logical Sense (Hockney Gallery, Londres, 2020)    

Competições:

No Waste Challenge (finalista da categoria Global, 2021)       The Mayor's Entrepreneur UK (semi finalista, 2020)    |   Robin and Lucienne Day Textile Award (shortlisted, 2020)       Royal Rui Scarf (vencedora, 2020)       Bolsa de mestrado Orla Kiely (Royal College of Art, 2018)

 
IMG_2501_edited_edited.jpg

Fique por dentro das novidades e receba nossos conteúdos:
 

Obrigada por se inscrever!

NEWSLETTER

© 2022 All rights reserved by Estudio MABE.